Na Fábrica de Invenções respiramos arte


Somos uma fábrica artesanal de cultura em que cada produto é único, feito à mão, saído diretamente de nosso Caderninho de Ideias.
Longe de uma produção massiva, nosso conceito de Fábrica passa pela concepção de modelagem, do fabrico, da criação e da construção de algo especial, singular, cujos produtos nunca são iguais.
Nossos projetos flanam entre música, literatura, gastronomia, patrimônio e pesquisas em cultura regional e popular. Mas sempre com espaço para mais uma ideia.
Enfatizamos a imagem de produção artesanal para ancorar cada projeto de maneira especial. E, nesse embalo, por que não lançar mão de anotações manuscritas? Afinal estamos na Fábrica de Invenções, onde tudo é feito à mão.

Nossa missão
Produzir cultura, disseminar alegria
-
Contribuir para a ampliação de acesso à cultura
-
Entregar ações e produtos culturais a pessoas menos favorecidas
-
Trazer opções de acessibilidade favorecendo pessoas com deficiência
-
Somar em ações contra o capacitismo
-
Favorecer a inclusão social
-
Contribuir para o incentivo à leitura
-
Colaborar para a representação, a divulgação e o fortalecimento da cultura de Pernambuco
Idealizadora, gestora e criativa
A Fábrica de Invenções é coordenada pela escritora e produtora cultural Eveline Alves. Formada em comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a radialista e jornalista atua na elaboração de projetos e nas áreas de gestão financeira, artística e administrativa de nossas ações socioculturais.
Criativa, a gestora que gosta de enfatizar sua origem pernambucana, diz que a Fábrica surgiu por amor. Amor à arte, ao trabalho que desenvolve, a Pernambuco e ao seu filho, Martin, a quem sempre dedica sua inspiração.
Como produtora cultural e de eventos idealizou, produziu e coordenou o 1º Festival Infantil de Natal do Recife (Fintal, 2017) e a Banda Forró dos Miúdos (2018). Autora de contos e fábulas infantis, criou os projetos Quem conta um conto... e A casa das histórias para publicação de livros físicos e e-books.
Na área da comunicação foi roteirista, redatora, diretora de programas, produtora de audiovisual, repórter e apresentadora de rádio, TV e jornal. Atuou também com redação e edição de textos para sites e assessoria de imprensa. Como pesquisadora buscou a comunicação e a cultura popular como temas de estudo dos quais destaca:
Comunicação comunitária
Identidade, cultura e comunicação comunitária
História do rádio
Cultura popular

Serviços
-
Elaboração de projetos culturais
-
Produção e administração de projetos culturais e eventos
-
Organização de eventos e festivais
-
Banda infantil – contratação
-
Contação de histórias
-
Transcrição e digitação
-
Edição de livros
-
Comércio de livros – venda de livros e distribuição gratuita de e-books
-
Preparação de documentos e planilhas de apoio administrativo para eventos e projetos culturais
-
Serviços de comunicação